O eixo temático do acervo que trata das amostras têxteis associadas a Companhia de Tecido Rio Tinto é apresentado em 13 coleções, dentro das quais constam uma heterogeneidade de conteúdo. São evidenciados diferentes tecidos em relação ao seu processo de tecelagem, classificação estrutural, ornamentação final e beneficiamento como pode ser observado na coleção que trata em detalhe do catálogo “Rio Tinto – Tecidos Sanfonizados: Catálogo Geral” que evidencia pequenas amostras dos tecidos oferecidos pela fábrica com a tecnologia de retenção do encolhimento. A partir dessa prerrogativa de variedade as coleções são ramificadas em 195 subcoleções que apresentam os tipos de tecido em 386 registros fotográficos.
Em sua maioria as fotografias das amostras foram realizadas por alunos estagiários/bolsistas do Laboratório de Fotografia do Departamento de Design – ClickLab da UFPB, no período letivo 2016.2, com auxílio das alunas voluntárias do projeto “Design na Fábrica da Companhia de Tecido Rio Tinto” vigência 2016/2017 e sob coordenação do professor Leandro Lopes Pereira. As câmeras profissionais modelo DSLR Nikon D90, com lente objetiva Nikon DX 18-105 e Canon Rebel T3, com lente Canon EFS 18-55 foram os equipamentos de registro utilizados. Outros registros fotográficos foram realizados pela equipe do projeto com uso de câmera digital do iPhone 7.
Inicialmente, para a classificação e categorização das amostras, foram contados os fios por centímetro quadrado, atividade minuciosa que utilizou como ferramentas um conta fio e uma agulha posicionados aproximadamente ao centro de cada tecido. Estes dados se associaram aos demais encontrados nos registros de identificação dos catálogos cedidos para análise e formaram uma primeira classificação com nomes das amostras e a quantidade de fios identificada. Em um segundo momento foram catalogados os tipos de tecidos e bases de amarração para a construção da trama têxtil. Com todos os dados precedidos foi possível fazer uma curadoria dentro desse banco de dados para construção do acervo aqui apresentado, saindo de 1871 dados brutos para 386 registros fotográficos devidamente identificados, categorizados e organizados.