Nos documentos disponibilizados no acervo digital Têxteis Fabris são apresentadas fotografias da cidade-fábrica de Rio Tinto, fotografias de amostras têxteis produzidas na fábrica de tecidos da Companhia de Tecidos Rio Tinto - CTRT, fotografias de maquinários utilizados na CTRT, lista de referências bibliográficas, premiações e exposições e, também,  arquivos de publicações bibliográficas resultantes de pesquisas desenvolvidas com o tema cidade-fábrica de Rio Tinto. Todo o material disponibilizado foi coletado, tratado e analisado entre os anos de 2015 e 2021, no âmbito de projetos de pesquisa e extensão – PIBIC, PIVIC e PROBEX, realizados no Curso de Bacharelado em Design da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.


As fotografias que compõem este acervo foram selecionadas, tratadas e organizadas a partir de ações curatoriais vinculadas à implantação dos dados por meio do software livre Tainacan, no âmbito de dois projetos de pesquisa, realizados entre os anos de 2019 e 2021, com bolsas de iniciação científica da UFPB/CNPq. Número muito maior de fotografias compõem o acervo do Departamento de Design e poderão ser consultadas por pesquisadores interessados. No entanto, o excerto aqui disponibilizado, abarca todos os temas e categorias presentes no material levantado nas pesquisas, tendo sido minuciosamente selecionado para compor este acervo de maneira representativa, com quantidade suficiente de imagens, capaz de narrar a importante história da indústria têxtil localizada na cidade de Rio Tinto. No acervo digital Têxteis Fabris são destacados três assuntos, apresentados em formato de coleções, como propõe o Tainacan. 


As fotografias das amostras têxteis são apresentadas e 195 diferentes tipos de tecidos, com 386 registros fotográficos divididos em 13 subcoleções. Majoritariamente, foram realizadas por estudantes estagiários/bolsistas do Laboratório de Fotografia - ClickLab do Departamento de Design da UFPB, entre 2016 e 2017,  com auxílio das estudantes voluntárias do projeto “Design na Fábrica da Companhia de Tecido Rio Tinto”, vigência 2016/2017.  As câmeras profissionais modelo DSLR Nikon D90, com lente objetiva Nikon DX 18-105 e Canon Rebel T3, com lente Canon EFS 18-55 foram os equipamentos de registro utilizados. Outros registros fotográficos foram realizados pela equipe do projeto com uso de câmera digital do iPhone 7.


As fotografias dos maquinários pertencentes à fábrica de tecidos são apresentadas em uma única subcoleção, composta por 40 imagens coletadas nos arquivos da própria CTRT e digitalizadas a partir de 90 fotografias originais extraídas de um álbum físico, em projeto de pesquisa realizado entre os anos de 2016 e 2017, PIVIC/UFPB, que contou com equipamentos do Laboratório de Projetos - LabProj do Departamento de Design da UFPB. O álbum composto por imagens impressas em papel fotográfico, estava organizado sem referências de local e data, no entanto, o teor das imagens e as informações coletadas com funcionários da Companhia, evidenciam se tratar de fotografias realizadas no período em que a fábrica encerrou sua produção.


As fotografias da cidade-fábrica são disponibilizadas em onze subcoleções denominadas como Praça João Pessoa; Igreja Matriz Santa Rita de Cássia; Cineteatro Orion; Barracão da Fábrica Rio Tinto/Viação; Rio Tinto Tênis Club; Companhia de Tecidos Rio Tinto - CTRT; Campus IV da UFPB; Posto de Higiene e Hospital de Rio Tinto; Hotel Rio Tinto; Casarão na Praça da Vitória; Casarão/Palacete na Vila Regina, compondo um conjunto de 168 imagens. As fotografias foram realizadas no âmbito do projeto de pesquisa entre os anos 2015 e 2016, com bolsa PIBIC/UFPB/CNPq, com colaboração, equipamentos e aporte técnico do Laboratório de Fotogragia - ClickLab, do Departamento de Design da UFPB, tendo sido utilizadas câmeras profissionais, modelo DSLR Nikon D90, com lente objetiva Nikon DX 18-105 e Canon Rebel T3, com lente Canon EFS 18-55.

São ainda apresentadas as produções científicas realizadas ao longo dos seis anos (2015-2021) de implementação dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Departamento de Design da UFPB, com o tema design na cidade-fábrica de Rio Tinto. Dentre as produções encontram-se uma lista de referências bibliográficas e premiações e, ainda, arquivos em formato pdf de textos publicados em anais de eventos, periódicos e livros.